sexta-feira, 31 de julho de 2009

Snow Crash

Quando eu li as críticas sobre "Snow Crash" (de Neal Stephenson), no Caderno 2 do Estadão e na Veja, achei que o livro fosse recente. Não é. Foi escrito em 1992. As críticas saíram 17 anos depois porque, só agora, veio o lançamento em português (pelo menos no Brasil).

Em português o livro custa R$ 49,00 (em média) , mas eu comprei em inglês (paperback) por R$ 16,00. Novo. Pelo menos, o lançamento em português serviu para chamar a minha atenção.

Como eu li sem saber que era de 92, achei algumas coisas meio estranhas no começo, mas depois acabei decidindo ignorar esses detalhes e o texto fluiu melhor. Um exemplo de coisas estranhas: apesar da história se passar em um futuro próximo, alguns personagens participaram em eventos como a guerra do Vietnam (ou seja, o camarada já teria que ter uns 100 anos pelo menos).

Outro exemplo: o autor passa um bom tempo descrevendo um ambiente virtual chamado Metaverse, mas quando finalmente termina, você pensa: "Caramba, é só o Second Life melhorado. Porque não disse logo? Será problema de royalties?". Não, mané. É que o livro é de 92.

O herói/protagonista se chama Hiro Protagonist. Sem piada. É entregador de pizzas, hacker e também "the greatest sword fighter in the world". Sem piada. Escrevi em inglês mesmo, porque soa ridículo demais em português (assim como muitas outras coisas no livro, o que deve ser a explicação para terem levado 17 anos para lançar a tradução). Hiro fica sabendo da existência de uma droga virtual que está sendo distribuída no Metaverse e vai atrás para tentar entender como funciona um "barato virtual", mas acaba se envolvendo em uma conspiração envolvendo uma megaempresa de telecom, uma seita pentecostal e traficantes.

O enredo mistura ficção científica, história, religião e filosofia de uma forma que não deixa de ter lá a sua semelhança com Matrix, mas é também totalmente diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha lido. É absurdamente criativo, rápido e divertido de ler. Para quem leu Neuromancer, é obrigatório. E é de 92, quando você ainda usava o Gopher, lembra? Se lembra, pode ir comprar o livro já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário